10 de jun. de 2013

Mês de junho

Eu nasci e vivi por mais de 7 anos no local chamado Campo Redondo,próximo a Avaré!
Nesse local havia sítios pequenos, onde residiam meus avós paternos,meus tios,a família dos Quintilianos e mais outras que eu nâo lembro.
As fazendas de cultivo ficavam  bem mais distantes.Era só seguir a estrada que passava ao lado das casas!
Era uma comunidade muito unida,pois todos conquistaram o que tinham se ajudando uns aos outros!
Na parte alta ficava a igrejinha ,onde o Monsenhor Oscar ,pároco da matriz de Avaré,vinha celebrar missas periodicamente,nas festas.
A maior de todas era a do mês de junho,quando se fazia a quermesse!
Nossa quermesse era muito famosa e vinha gente de todo lugar para festejar conosco!
Era escolhido um dos moradores para organizar a festa!Todos participavam,fazendo os enfeite,a comilança os doces e as prendas!
O largo da igrejinha ficava todo enfeitado com bandeirinhas e balões de seda todo colorido que minha mãe fazia.
Montavam-se as barracas de doces,brincadeiras,jogos,etc.
No meio era montado a fogueira,que só era acessa após a missa e a queima de fogos.
Todos vestiam seus melhores vestidos e as moças tinham a oportunidade de conhecer rapazes das cidades vizinhas!
Como nos divertíamos,dançando,brincando,comendo as gostosuras e assando batata doce na fogueira!
Tinha um senhor que ,quando a fogueira ficava só brasas ele passava pisando nelas!
A festança só acabava quando o sol raiava no horizonte e todos ficavam com gostinho de quero mais!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário