15 de ago. de 2013

Nha Rita

Quando papai comprou seu sítio no Campo Redondo, encontrou lá ,residindo em um casebre a beira da estrada uma negra ,que havia sido escrava nas proximidades e não tendo para onde ir, permaneceu morando nesse casebre quase caindo.
Seu nome era Nha Rita e sobrevivia fazendo garrafadas ou receitando chás aos brancos em troca de alimentos.


Papai nos contava que se apiedou dessa senhora,que vivia em uma miséria total.
Percebendo sua esperteza  e querendo tirá -la dessa condição ,ofereceu a ela um serviço de vigia das plantações que faria ali.
Em troca reformou sua casa, deu mobilia,roupas material de casa e comida e avisou que se ela vigiasse bem ganharia muito mais!
Tenho certeza que o intuito de meu pai era só ajudá-la,mas com o tempo tudo mudou.
Eu nasci,e cresci indo a casa de Nha Rita para ouvir suas histórias da Africa e de como os escravos eram tratados.
Suas histórias fizeram nascer em mim o amor pelos negros!
Quase todos os dias meus pais mandavam para ela comida,misturas,pães e tudo que ela precisava e sempre era eu que me oferecia para levar e lá passava bons momentos ouvindo-a falar de José do Patrocínio e principalmente da Princesa Isabel!
Nessa época ela já tinha mais de 100 anos,mas era lúcida e coerente em suas palavras!
Meu pai ao prestar uma caridade com uma velha escrava ,jamais imaginou que estaria ajudando a moldar a índole de uma de suas filhas!
Seus relatos,suas histórias me fizeram amar e admirar a Princesa Isabel,a primeira mulher a governar nosso país e principalmente a ver o negro com outros olhos!Quanto mal nós fizemos a eles!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário