A vida é feita de pequenos acontecimentos e principalmente de recordações........
Ao ler a copia da certidão de casamento de meus avós uma enxurrada de lembranças vieram a minha mente!
Vi vovó Bárbara emocionada contando o que aconteceu nesse dia.
Eles já estavam no Brasil a um bom tempo,mas seus patrões vinham, a tempos, dizendo que deveriam se casar no civil aqui, no Brasil para garantir a permanência!
No dia marcado lá foram eles juntamente com os patrões para o cartório de Piraju,pois a fazenda em que moravam pertencia a essa cidade,pois Cerqueira César era só um povoado com pouquíssimas casas.
No cartório foram tratados como verdadeiros escravos!
Quando vovô começou a apresentar os documentos de entrada no país, certidão de nascimento dele e da vovó o dono do cartório nem leu,pegou um só dos documentos e disse aos patrões que não precisava tanto pois eles nem eram brasileiros!Vovó Barbara se sentiu ofendida ,pois se não eram brasileiros estavam, com o suor do rosto e os calos das mãos construindo um novo país!
Nem tomou o cuidado de verificar a escrita dos nomes ,escreveu como entendeu!
Meus avós alem de não saber escrever também não falavam o português foi o patrão que foi explicando o que estava acontecendo!
Vovó foi embora triste por ter sido tão maltratada,mas vovô foi acalmando dizendo que não tinha importância,o importante era o amor deles e a família que já tinham construído!
Vovó tinha muito orgulho de sua origem e nunca perdoou o tratamento que recebeu nesse dia!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário