17 de out. de 2013

Minha primeira professora

O ano era 1957,o mês fevereiro e lá fui eu para o meu primeiro dia de aula, no Grupo Escolar de Cerqueira César(hoje Avelino Pereira).
Havia colocado um lindo vestido de laise,feito duas tranças,dobrado e amarrado dois laços.Estava pronta para começar a aprender,como minha avó Bárbara determinara!
Foi por insistência de vovó que havíamos mudado para a cidade, afim de que eu pudesse frequentar uma boa escola.
Os meus pais só haviam se esquecido de me ensinar o português,eu entendia tudo ,mas só falava o italiano!
Chego na escola, ao lado da vovó ,que não cabia em si de tanto contentamento!Para ela era uma grande vitória,pois acreditava na minha inteligencia e que eu iria longe nos estudos!
Encontro um monte de crianças!Todos estavam eufóricos com o começo das aulas,pois nessa época o estudo era levado a sério!
Começa a chamada para a formação das classes!Vou para o lugar onde me indicaram e lá já encontro uma menina negra,de trancinhas,um pouco menor que eu(eu era muito grande para a idade).
Ela começa a falar comigo e eu respondo em italiano,ela entendendo o que estava acontecendo fica do meu lado e ao entrar na classe sentamos na mesma cadeira(no banco sentava de dois em dois).
O terror começa quando a professora faz a chamada e, eu respondo em italiano e todos se põem a rir de mim!
Minha nova amiga vendo meu desespero,começa a falar em português e pede para eu repetir , e eu consigo falar 'Presente!
E
, assim foi por muito tempo, aquela amiguinha ,com persistencia acabou me ensinando o português e por isso eu a considero minha primeira professora!
Seu nome é Maria Clarice Francisco,minha amiga até hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário