31 de jan. de 2011

O que me impulsionou para a vitória, foi uma crítica!

Rapidamente consegui acompanhar o aprendizado no primeiro ano escolar, apesar do meu sotaque e com uma vantagem eu já sabia ler e escrever em italiano, o que me valeu fazer uma média com professores e diretor,ensinando as músicas italianas da época. No segundo ano tudo foi mais fácil. A professora era D Marieta Rolim de Moura, que veio a acompanhar a mesma turma até o final do grupo.  Por três anos, convivemos professora e alunas.A professora era tão valorizada como o padre ou o prefeito da cidade.,o ensino era voltado para  a preparação para a vida, dando cultura e preparando o aluno para melhor viver em sociedade.Tínhamos aula de orfeão, quando aprendíamos o solfejo e aula de educação artística,quando aprendíamos além da pintura o artesanato. Nessa aula  eu e  a Clarice ajudávamos a professora, pois sabíamos croché,tricô, bordávamos(vagonite, ponto cruz ,e pontos de bordados). Todo trabalho executado era exposto no final do ano.Para nós era uma grande realização ver as pessoas admirando os nossos trabalhos..O interessante é que a mesma professora, ministrava todas as matérias, e com que competência!  Havia muitas festas onde o aluno mostrava o que tinha aprendido em aula. A festa do dia das mães era muito esperada. Preparando para essa festa a professora deu uma tarefa: decorar a poesia 'Três mães."Ela era muito comprida e difícil. Eu tinha facilidade em recitar.O prazo para saber a poesia era cinco dias.No terceiro dia eu já sabia interpretar a poesia,enquanto que a classe só ficaria pronta após o prazo.Não fui a escolhida e sabe porque?Segundo a professora eu tinha muito sotaque, nem parecia brasileira.Fiquei muito chateada, pois até as colegas acharam que eu era a melhor, mas aí decidi que o português não me atrapalharia mais a minha vida. Eu dominaria tal língua.Sabe o que aconteceu? Aprendi tudo . Fiz até um curso de oratória pago por Carlos Lacerda, que me considerava ótima oradora. E para completar quando dona Marieta  quis fazer faculdade eu trabalhava num curso preparatório e, com muito orgulho a tornei apta para o vestibular. Vocês não acham que parei por aí, é lógico que não fiz todos os cursos necessário e passei a fazer análise política na Tribuna da Imprensa do Rio de Janeiro. Ganhei prémios como oradora e como escritora. Quando realmente você quer alguma coisa e faz  as ações certas você consegue. Eu sou a prova disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário